Fies oferece 100 mil vagas para alunos de baixa renda

Inscrições para o programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta quinta-feira (07) e vão até o próximo dia 14.
Por G1 MA — São Luís
Fies oferece 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu nesta quinta-feira (07) as inscrições para os candidatos. O prazo para inscrição vai até o dia 14 e podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram média das notas nas provas igual ou superior a 450.

O Fies está disponibilizando 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. O Fies a juro zero é voltado para alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários-mínimos. Já o P-Fies, são para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda cinco salários-mínimos.

O financiamento mínimo na modalidade juro zero é de 50% do curso escolhido, desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre. Essa condição passou a valer a partir da edição do segundo semestre de 2018.

Os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa. O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior.

Na página do Fies está disponível uma sessão de perguntas e respostas para tirar as dúvidas, como será feito o pagamento do financiamento, quais as taxas que serão cobradas e quais os benefícios concedidos. O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies serão divulgados no dia 25 de fevereiro