Dois prédios desabam na zona oeste do Rio de Janeiro

Moradores vasculham os escombros para tentar localizar possíveis vítimas.
Duas pessoas morrem em desabamento de prédios na Muzema, comunidade na Zona Oeste do Rio
Bombeiros vasculham local para tentar localizar possíveis vítimas. Ao menos dois feridos foram retirados dos escombros.
Por G1 Rio e TV Globo
Dois prédios desabaram na Muzema, comunidade na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (12). Os imóveis têm cerca de quatro andares. Dezenas de pessoas e bombeiros vasculham os escombros para tentar localizar vítimas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que as construções que desabaram são ilegais. Moradores afirmam que há pessoas sob os escombros. Pelo menos duas pessoas foram resgatadas, entre elas uma criança.

Resumo:
Dois prédios de cerca de quatro andares desabaram
Moradores relatam que há vítimas sob os escombros
Duas pessoas retiradas dos escombros
Prefeitura informou que construções na região são irregulares
Comunidade da Muzema é controlada por milicianos
Região foi muito afetada pelo temporal do início da semana
Desabamento atinge dois prédios na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio

O desabamento aconteceu por volta das 7h desta sexta-feira (12). Uma das construções tem quatro andares e outra tem três. A área de isolamento foi ampliada pelos bombeiros, que consideram que outros prédios da região podem ir abaixo. Há um forte cheiro de gás.

Segundo o repórter Genilson Araújo, há cerca de 60 prédios em construção na região. Reportagem do RJ2 mostrou que os criminosos atuam na construção e venda de imóveis irregulares.

Um ferido foi retirado por moradores e levado para o socorro do Corpo de Bombeiros. Ele foi colocado sobre uma porta, usada como uma maca improvisada.
Uma mulher, que se identificou como Érica, contou que tentava encontrar a mãe nos escombros. O padrasto conseguiu sair prédio.

“Meu padrasto está vindo pra cá, mas a minha mãe está gritando ali. Os moradores que estão ajudando foram até ali e ouviram uma senhora gritar exatamente no quarto dela”, disse a moradora.
De acordo com ela, os moradores estavam preocupados com as consequências da chuva e as construções que não paravam.

“Eles construindo sem fim, sem parar. Uma construção atrás da outra, uma loucura. Era retroescavadeira, explosões constantes. Só querem construir e vender”, afirmou a moradora.

Moradora relata ouvir gritos nos escombros do desabamento na Muzema

Edvaldo, morador do primeiro andar do prédio, disse que teve que correr para conseguir escapar. Ele tem escoriações na perna.

“Eu estava no quarto, aí corri para a sala. Quando eu cheguei lá, desmoronou tudo em cima de mim. Foi muito rápido. Passou um pó branco, muita poeira”, destacou Edvaldo.
'Foi tudo muito rápido', conta morador de um dos prédios que desabou na Muzema

A Muzema foi uma das áreas mais atingidas pelo temporal que caiu no Rio. A cidade está em estágio de crise desde segunda-feira (8). O desabamento aconteceu em uma das áreas mais elevadas da comunidade, perto da mata.

Na manhã de quinta-feira (11), a principal avenida de ligação do bairro, que também dá acesso ao Rio das Pedras, continuava alagada e interditada.

Outro morador, chamado Ronaldo, contou que as construções são novas.

“De repente foi um estrondo, foi tudo de uma vez. Do nada começou a desmoronar”, explicou o morador.